Sesi distribui 18,2 mil litros de álcool para rede pública de saúde de 17 municípios do Estado

Notícias · 04 Mai, 2020

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Sesi distribuiu às prefeituras de 17 municípios de Mato Grosso do Sul 18,2 mil litros de álcool que serão utilizados no combate à disseminação da doença. Conforme o termo de doação, assinado pelo Sesi e pelas prefeituras, o álcool, na forma líquida, deverá ser destinado a postos de saúde e entidades de assistência social.

A distribuição integra a série de ações realizadas pelo Sistema Fiems em parceria com a indústria local para contribuir com a diminuição dos riscos à população durante este período de pandemia. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a esterilização de ambientes com álcool é uma das medidas mais eficazes para eliminação de traços do vírus.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, explica que a aquisição do álcool feita junto à Cervejaria Bamboa, de Campo Grande (MS), foi mais uma maneira que o Sesi encontrou para contribuir com a rede pública de saúde. “Por causa da pandemia da Covid-19, a demanda por álcool disparou e, com ela, os preços cobrados pelo produto no mercado também subiram. O Sesi conseguiu negociar com a Cervejaria Bamboa e, desta forma, compramos os 18,2 mil para serem doados às prefeituras”, detalhou.

O superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, completa que o álcool doado está sendo repassados às unidades de saúde dos municípios beneficiados para reforçar os cuidados para redução do contágio e disseminação do vírus. “A primeira remessa de álcool chegou aos municípios no dia 7 de abril, sendo beneficiadas as cidades de Ponta Porã, Aral Moreira, Antônio João, Sete Quedas, Amambai e Caracol”, informou.

Em uma segunda remessa, conforme Bergson Amarilla, vão receber os lotes de álcool os municípios de Nioaque, Corguinho, Rio Verde, Chapadão do Sul, Japorã, Fátima do Sul, Jardim, Paranaíba, Inocência e São Gabriel do Oeste. Esse produto é fruto da grande mobilização da Fiems para que a cervejaria conseguisse autorização para produzir álcool 70°GL. 

O primeiro lote foi todo doado à SES (Secretaria Estadual de Saúde) e, depois, passou a ser comercializado no Estado a preços acessíveis para a população. O álcool destinado à SES, por sua vez, teve como matéria-prima o etanol doado pelas indústrias sucroenergéticas locais, ação também articulada pela Fiems por meio da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

A Indústria continua por você!

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao novo coronavírus (Covid-19) na página especial do Sistema Fiems